Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

// fisioterapia neurofuncional

A Neurofuncional não tem seu foco no diagnóstico, mas sim na funcionalidade.

Essa área da fisioterapia é especializada no atendimento das consequências (ou alterações) de lesões no sistema nervoso central (ex.: AVC) ou sistema nervoso periférico (ex.: Guillain-Barré).

A funcionalidade se refere a capacidade de movimentação e execução de tarefas do dia a dia, como levantar-se, andar, permanecer de pé. São as tarefas centrais que participam da maioria das atividades do dia a dia, como ir ao banheiro, permanecer de pé para lavar a louça ou mesmo se sentar para assistir televisão (e conseguir levantar-se do sofá posteriormente).

O foco do tratamento está voltado para alterações causadas pelas lesões neurológicas. A alteração de equilíbrio, força muscular, dificuldade no andar, medo de ficar em pé, dificuldade para subir degraus, dificuldades para sair da cama e ir para cadeira e outras são o alvo do tratamento fisioterapêutico.

Especialidades

A Neurofuncional é a área da fisioterapia responsável por reabilitar pessoas que sofreram lesões neurológicas.

Exemplo de diagnósticos:

Benefícios do atendimento
Neurofuncional domiciliar

Individualizado e pautado na queixa funcional

Queixas funcionais são as dificuldades que a pessoa gostaria de abandonar (ex.: voltar a andar, ficar em pé). O tratamento e avaliação são desenvolvidos tendo em mente o que a pessoa quer melhorar. É individualizado porque a personalidade, gostos e desgostos são levados em consideração antes de propor um exercício (aqui está um dos fatores para a motivação).

Acontece no ambiente domiciliar o que facilita as adaptações da residência

Na clínica, é comum a pessoa dizer que tem dificuldade para levantar-se do sofá de casa; infelizmente, em alguns serviços, não é possível “imitar” o sofá de casa em ambulatório. Uma das vantagens do atendimento domiciliar é poder analisar como o movimento é feito, onde é feito e moldar os exercícios para facilitar o movimento. Além disso, torna-se possível realizar alterações in loco que proporcionam melhor desempenho da tarefa.

Sem necessidade de deslocamento porque o tratamento vai até você

Em algumas situações, remover a pessoa do leito e levá-la até uma clínica custa muito tempo (e dinheiro). O tratamento domiciliar economiza energia do cliente e de seus familiares.

Treinos orientados à tarefa têm maiores chances de transferência

Executar um movimento na clínica e depois fazer em casa pode não sair como o planejado. O atendimento domiciliar favorece treinos mais específicos e com rápida aplicabilidade no cotidiano.

Tratamento específico e especializado

Existe uma especialização e cursos voltados para o atendimento da população Neurofuncional. Ser ativa e estar em busca de cursos favorece maior especificidade no tratamento que aumenta as chances de sucesso. Todo exercício tem um porquê de ser prescrito.